sexta-feira, 1 de junho de 2012

Saúde pública ? UMA MERDA


É preocupante o declive no gráfico de eficiência que passa hoje a saúde pública no Brasil. Administradores negligentes em parceria com governantes corruptos resultam na necessidade dos cidadãos em recorrer à hospitais privados ou planos de saúde.
A baixa qualidade de atendimento e excesso de pacientes para pouca estrutura tem parte da explicação nos baixos salários pagos à médicos e demais profissionais na área. O número de usuários da rede de saúde pública está com sobrecarga de cerca de 30% em relação ao número estimado que seria possível atender sem grandes filas de espera.
O agendamento de consultas em postos de saúde beira o desesperador: algumas consultas só podem ser agendadas para até 6 meses após o dia do agendamento, enquanto muitos exames sequer estão disponíveis.

Na tentativa de amenizar os problemas da saúde pública no Brasil, políticos lançam novos nomes para serviços já prestados, como AMA ou mutirões, mas jamais mantêm o foco no bem estado da população e/ou abrangência do atendimento. É bastante comum, principalmente nas metrópoles brasileiras, que pacientes morram na fila de espera por tratamentos, transplantes e consultas. Uma triste realidade que tende à piorar.
A campanha da Fraternidade de 2012, trata exatamente deste tema, sobre Fraternidade e Saúde Pública no Brasil. O lema da campanha é um versículo do livro do Eclesiástico: Que a saúde se difunda sobre a terra! A intenção da campanha é discutir sobre a realidade da administração pública no país, visando melhorar o atendimento e qualidade do serviço.

5 comentários:

  1. Ótimo post, várias pessoas poderiam pensar como você.
    Um texto bastante complexo.

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse blog pois ele retrata como estao as coisas atualmente nesse brasil, uma merda, parabens pelo texto super complexo, e tem tudo haver com o que estamos passando.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado.
    Estou preparando uma ótima matéria todos irão gostar.

    ResponderExcluir
  4. Desse jeito nosso país nunca vai pra frente . Infelizmente

    ResponderExcluir